quarta-feira, 18 de março de 2020

Minhas verdades. . .

Da minha infância , sinto falta da energia alegre e inesgotável, da companhia de familiares queridos que já partiram para outra esfera e da inocência típica dos primeiros anos. Todos eram bons. Tudo era alegria. Felicidade era estar correndo com os cabelos suados e os chinelos havaianas gastos pelo tempo. Eu não queria crescer. Mas não tive sucesso nessa decisão.
Recordando a adolescência , sinto falta da impetuosidade daqueles anos , da coragem para enfrentar  o mundo e da ausência do medo de errar, tudo era bem-vindo, mesmo os riscos. Tudo poderia ser. Eu achava que o tempo não passaria tão rápido. Mas ele sempre segue seus ponteiros , seu ritmo e vontade. E ele passou. 
Temos a maior parte da vida para sermos adultos. Eu não sabia. Não sei se alguém decifra essa mensagem antes de amadurecer. 
Às vezes, me pego querendo voltar ao passado e mudar algumas situações. Não sou a única. Haja visto que tantos escreveram, sonharam e pensaram em uma máquina do tempo. Infelizmente ou não, nossa tecnologia não chegou a tanto. E temos que viver apesar das más escolhas, dos arrependimentos pelo que fizemos ou pelo que deixamos de fazer. Mas a nostalgia dos tempos passados também pode ser positiva.
Olhar para trás e perceber o quanto éramos ricos de afeto na infância me faz querer ser uma mãe melhor, me faz querer que meus filhos tenham o mesmo que tive (emocionalmente falando). Assim como perceber o motivo das atitudes que tomei enquanto adolescente, me fazem perceber o mundo ' teen' com olhos não tão duros. 
Crescer de verdade dói,  é estar disponível para mudar. 
Hoje falo frases que minha mãe falava. Consigo rever meu passado no presente, mas estou em outro papel. A maturidade é realmente construída pelas experiências. Há situações que só quando vivemos é que iremos entender. 
Ser adulto não é fácil, é saber lidar com erros e acertos, sem culpar ninguém além da nossa possibilidade de resposta em determinado momento.
Vivemos tentando fazer nosso melhor. Muitas vezes, nosso melhor é 'ruim pra caramba'. 
Cada um leva um tempo para  assimilar o aprendizado e há alguns que nem chegam a aprender. 
Eu sou uma eterna aprendiz. Conflitos mil. Várias culpas. Neuroses. Mas que tem a vida perfeita?

Muitos me elogiam por ser uma mãe solo. Particularmente, não me vejo como heroína e nem nada disso. Apenas fiz o que deveria ter feito. Tomei decisões, assumi posições e as mantenho.
Optei pela consciência tranquila, por estar vivendo uma verdade em vez de atuar em uma farsa.  Para mim, ter caráter é ter atitudes compatíveis com as falas e ser responsável por suas escolhas, sejam elas boas ou não. Não tolero pessoas que não assumem o que querem, que mentem covardemente, que causam situações e fingem que nada fizeram. Ou seja, essas pessoas não fazem mais parte da minha vida.

Vejo tantos casamentos desfeitos por tão pouco. Tantas pessoas que não tentam ser felizes juntas. 
Eu tentei. Nunca me casei para me separar. Quando você escolhe um parceiro de vida não imagina que ele pode não querer trilhar o mesmo caminho que você. Contudo, isso acontece mais do que a realidade da nossa bolha social. Muitos se perdem na ilusão de que a grama do vizinho é mais verde do que a própria, sem perceber que o vizinho tem grama artificial.  

Enfim, vida que segue. 
Rumo incerto.
Coração aberto.
E a mala cheia de aprendizados.










Nenhum comentário:

Postar um comentário